Notícias

Voltar

Equipe ASCONTRAN conclui treinamento dos servidores da SMTT de Aracaju/SE


Os agentes de trânsito participaram do curso de atualização exigido pela Portaria 94/2017 do Denatran. Os demais servidores de capacitação em processo administrativo e atualização da legislação de trânsito.

Os treinamentos envolveram os agentes de trânsito, coordenadores e relatores da JARI, membros da comissão de análise de defesa da autuação e também servidores da ouvidoria e área administrativa, que atuam diretamente no atendimento ao público na Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT – Aracaju/SE).

A capacitação teve início no dia 20/02 (sábado), tendo na abertura a presença do nosso diretor e docente, José Vilmar Zimmermann, que deu as boas vindas aos participantes fazendo uma breve apresentação sobre a ASCONTRAN e do compromisso social que temos junto ao trânsito do nosso país. Também acompanharam a abertura dos trabalhos o Diretor de Trânsito da Capital Sergipana, Dr. Thiago Souza Alcantara e o Dr. Antônio Fabrício Meneses de Alcântara, que falaram sobre a importância de os profissionais que atuam no trânsito manterem-se atualizados para desempenharem suas funções e melhor servir a comunidade.

Na sequência, foi apresentado o professor e mestre Julyver Modesto de Araujo, docente responsável pela primeira parte do curso para os agentes de trânsito, nos dias 20 e 21/02 (sábado e domingo), o qual abordou o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito – MBFT – Vol II, tendo em vista o convênio que a SMTT possui com o órgão Estadual de Trânsito.

Nosso professor e coordenador pedagógico, especialista em trânsito, Emerson Luiz Andrade, iniciou sua disciplina no dia 22/02 (segunda-feira), abordando o tema Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito – Vol – I, o qual trata das infrações de competência municipal e as concorrentes, encerrando no dia 23/02 (terça-feira).

Nos dias 24 e 25/02 (quarta e quinta-feira), foi a vez do professor que também é especialista em trânsito e Coronel da PMSC, Ricardo Alves da Silva, que teve uma importante participação ao trazer aos agentes de trânsito, a atualização da legislação que entrará em vigor em abril deste ano.

No dia 26/02 (sexta-feira) o diretor e professor, especialista em trânsito e conselheiro do CETRAN/SC, José Vilmar Zimmermann, deu início ao curso de Legislação e Processo Administrativo de Trânsito, na sede da SMTT/Aracaju, aos servidores que atuam diretamente na área administrativa, envolvendo a Junta Administrativa de Recursos de Infrações de Trânsito – JARI; Defesa da Autuação; ouvidoria e a Coordenadoria dos Órgãos. O professor destacou a importância da analise processual com seu devido julgamento, tendo como propósito a obtenção da justiça à luz da legislação, trazendo ainda uma abordagem prática exemplificativa.

Em continuidade as aulas do professor José Vilmar Zimmermann, o nosso coordenador, Emerson Luiz Andrade, esteve com os relatores da JARI, da Defesa da Autuação, coordenadores e os demais que atuam diretamente com o processo administrativo de trânsito, trazendo os reflexos legais ao CTB, frente às recentes alterações que estão dispostas na Lei 14.071/2020, encerrando esta etapa no dia 27/02 (sábado).

Nos dias 27 e 28/02 (sábado e domingo) encerramos o curso para os agentes de trânsito com a disciplina “Gerenciamento de Conflitos” ministrada pelo mestre Julyver Modesto de Araújo.

Para nós da equipe ASCONTRAN, realizar a atualização e a necessária capacitação dos servidores da SMTT de Aracaju, é sinal de prestígio e significa que os trabalhos que desenvolvemos em prol de um trânsito seguro estão no rumo certo.

Entendemos que a excelência na prestação dos serviços passa necessariamente pela formação e educação.

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nossa política de privacidade e termos de uso.