Notícias

Voltar

Prefeitura institui programa permanente de educação para o trânsito em escolas de Blumenau


Objetivo é conscientizar estudantes para segurança no deslocamento até a unidade escolar

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), irá implementar nas próximas semanas o Programa Trânsito Seguro nas Escolas, que tem o objetivo de instituir a educação para o trânsito de forma permanente na rotina escolar. A lei que regulamenta a iniciativa foi sancionada nesta quarta-feira, dia 28, pelo prefeito Mário Hildebrandt.

O objetivo é estimular ações de conscientização nas unidades da rede municipal de ensino de forma recorrente. Por meio do programa, professores serão capacitados pela SMTT para desenvolver atividades quinzenais com os alunos de 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental. “A consciência da responsabilidade que cada um de nós tem no trânsito começa desde cedo. As crianças são pedestres, são ciclistas e, portanto, também fazem parte do trânsito da cidade. Ao aprender desde cedo a ter um comportamento seguro, se tornarão futuros motoristas também mais conscientes. Além de que a criança leva pra casa o que aprende, ajudando a conscientizar toda a família”, observa o prefeito Mário Hildebrandt.

Após a sanção, a SMTT deve iniciar a implementação do novo programa, com distribuição de material didático e a preparação dos professores. “Pretendemos iniciar as ações ainda no mês de março. A Escola Pública de Trânsito e a Guarda Municipal farão a capacitação dos professores e cada criança receberá um kit de apostilas para a realização das atividades”, adianta o secretário Alexandro Fernandes. A cada semestre, as turmas apresentarão um trabalho para toda a escola, abordando temas ligados à segurança no trânsito.

Fonte: PMB - SMTT

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nossa política de privacidade e termos de uso.